quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O aprendizado


          O aprendizado





Um sábio uma vez contou-me uma historia que durante muito tempo eu não entendi, precisei de anos e anos para compreendê-la na integra.
A história falava de um homem que buscava as respostas de suas aflições e dores. Determinado a ter as explicações necessárias foi até um sábio e lhe interrogou.
- mestre, por favor, preciso saber por que sofro tanto se procuro fazer as coisas corretas, por que de tantas dores. Onde posso obter as respostas que tanto preciso.
- as respostas estão dentro de você.
- como em mim? Como eu poderia responder essas questões das quais não entendo.
Sem dizer mais nada o mestre pediu que o homem o seguisse durante o trajeto o mestre falou dos obstáculos que enfrentamos no decorrer de nossa existência das dores e aflições das injustiças e maldades que sofremos. O homem ouvia tudo em silêncio. Ao chegarem a uma enorme montanha o mestre lhe falou.
- veja essa montanha ela ira representar nossas dores e aflições são os obstáculos que enfrentamos no dia-a-dia. As respostas que procura está do outro lado da montanha mais para te-las terá que escala-la enfrentando assim os obstáculos que ela lhe trará.
- mas mestre como posso eu atravessar uma enorme montanha como essa?
- só você poderá descobri, eu indiquei o caminho o resto é só você que pode percorrer agora vou deixá-lo e te espero do outro lado.
E assim o homem começou a sua jornada mais no decorrer de sua jornada ele percebia quanto mais alto ele subia mais difícil se tornava, muitas vezes caia e tornava a subir quanto mais ele tentava mais se tornava inútil e só mais dores ele conseguia, já cansado e desanimado e acreditando ser impossível chegar ao outro lado ele sentou-se o pé da montanha. Lamentava-se e reclamava por não poder enfrentar o que estava em sua frente e envoltos em seus pensamentos de desanimo e fracasso ele foi retirando umas pequeninas pedras e assim o fez uma a uma ele observou que retirando as pedras começou a se formar em sua frente um caminho e assim foi retirando as pedras umas pequenas ou grandes que surgiam em seu caminho às vezes ao retirar uma pedra tudo o que ele tinha feito se desmoronava mais com paciência e resignação ele tornava a retirar mais agora ele tinha a adquirido a sabedoria sabia onde tirar a pedra certa para que não tornasse a cair e seguindo assim ele atravessou a montanha. Ao chegar do outro lado o mestre lhe aguardava. O homem assim que viu o mestre lhe perguntou:
- mestre por que sabendo o comainho mais fácil deixo-me percorrer o mais difícil?
- o caminho mais fácil sempre em um determinado momento se tornara o mais difícil e doloroso, já o caminho mais difícil em um determinado momento vai se tornam do mais brando e ameno, vai dando-mos paciência e acima de tudo sabedoria, pois foi assim que consegui chegar até aqui usou a sabedoria. Pois enquanto tentava alcançar o seu objetivo sem retirar os obstáculos que encontrava pela frente sempre voltava ao ponto de partida, mais machucado e desanimado. Mais quando começou a entender que para alcançar seu objetivo teria que conhecer e retirar os obstáculos e sua frente.  Não se pode enfrentar aquilo que não conhecemos sempre que escolhermos o caminho mais fácil ele se torna mais difícil fazendo-mos sucumbir na nossa jornada evolutiva.
- para chegar até aqui eu precisei calgar o caminho mais árduo e longo durante esse percurso eu aprendi que para não ter mais desmoronamento qual pedra retirar.
- então você encontrou a sabedoria dentro de si.
- mais como?
- com os exemplos que tivera.
- exemplos?
- sim cada pedra que retirava errada lhe fez entender que precisava retirar a pedra certa.
- isso é sabedoria.
- mestre então só podemos aprender diante dos erros?
- sim e com eles evoluir.
- bem eu aprendi que no caminho mais longo e difícil é o caminho certo.
- isso é aprendizado isso é sabedoria nem sempre o caminho fácil e o menos doloroso não se pode enfrentar aquilo que não se conhece, sempre que escolhemos o caminha mais fácil ele se tornara mais difícil fazendo-nos sucumbir na nossa jornada evolutiva.
- obrigado mestre.
-agradeça a Deus dele é os méritos.
- mas você é que me mostrou o caminho.
- mais quem percorreu foi você, muitas vezes, mostramos o caminho, mais não caminhamos juntos só Deus caminha com nós.  
Precisei de anos e anos para compreender o que ele queria dizer. Sempre percorri caminho mais fáceis onde só acumulei mais dores e sofrimentos sem nunca me dar conta dessas sabias palavras. Hoje eu entendi que ele me mostrou o caminho mais eu é que tinha que percorrer mesmo ele tendo me guiado pelo caminho certo eu o fiz de uma forma errônea. Muitas vezes nós estamos na direção certa mais sem nós dar conta que, mesmo estando no caminho certo podemos percorrê-lo de forma errada causando-mos muito sofrimento e dores e tormentos que dilaceram o espírito perguntamos a nós e a Deus por que ainda sofro? Mais pergunta certa seria o que eu ainda estou fazendo de errado. Enquanto estivermos na condição de vitimas e injustiçados nada entenderemos nada compreenderemos. Entendendo a si mesmo é que entenderemos ao nosso próximo mudando-mos e que mudaremos o nosso próximo, perdoando-mos é que perdoaremos ao nosso próximo tudo depende de você nunca condene a ninguém sem antes condenar a si mesmo. Pois a sua responsabilidade é de se evoluir e aprender fazendo assim todos que estão a sua volta se evoluir também.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário