quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Mulheres

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, buscando atender ao objetivo de incluir mais mulheres nos espaços de poder e decisão e enfrentar a sub-representação feminina, fez parte da Comissão Tripartite, composta por representantes dos poderes Executivo, Legislativo e de organizações da sociedade civil, para a revisão da Lei 9.504/97, Lei de Cotas Eleitorais, realizada entre junho e dezembro de 2009. Como a reforma política não se efetivou, parte das discussões tratadas foram incorporadas no relatório que resultou na aprovação da Lei 12.034/2009, conhecida como minirreforma eleitoral.

As alterações nas leis eleitorais e dos partidos políticos, aprovadas pela minirreforma, trouxeram alguns avanços que, se cumpridos, geram benefícios importantes para a ampliação da participação política das mulheres.

As principais conquistas foram: a garantia de preenchimento de no mínimo 30% de candidaturas para mulheres e a criação e manutenção de programas de promoção e difusão da participação política das mulheres.

Em agosto de 2008, foi lançada a campanha “Mais Mulheres no Poder- Eu assumo este compromisso”, reeditada em 2010 e agora em 2012. Essa é uma realização do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos e do CNDM – Conselho Nacional dos Direitos da Mulher – com o apoio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da Republica.

As eleições municipais de 2012 representam um momento importante para consolidar avanços e conquistas das mulheres. O debate sobre a realidade de cada cidade, com os cidadãos e cidadãs que nelas vivem, permite identificar seus problemas, apresentar soluções, projetos e políticas para que haja crescimento com sustentabilidade e igualdade.

No site da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, as candidatas e demais interessados poderão acessar a plataforma da campanha “Mais Mulheres no Poder- eu assumo este compromisso 2012”, bem como outros documentos indispensáveis à preparação política das mulheres e de todos os cidadãos .

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário